Soluções e compromissos

Para superar os grandes desafios socioambientais e econômicos da atualidade não bastam promessas. As soluções precisam ser estruturadas com as melhores ideias e conhecimentos e, sobretudo, precisam ser monitoradas e aperfeiçoadas permanentemente. Nesta plataforma, a sociedade acompanhará de maneira transparente e estruturada compromissos, recomendações, soluções e indicadores sobre as demandas mais emergenciais da cidade do Recife.

plantas-23.png

_Reduzir as emissões de GEE, principalmente no setor de transportes e na geração de resíduos urbanos, seguindo as metas do Plano de Redução de Emissões.

 

_Ampliar áreas verdes e arborização urbana em locais apontados como ilhas de calor.

_Controlar a expansão urbana informal sobre áreas de fragilidade ambiental e Unidades Protegidas.

_Adotar estratégias de infraestrutura verde e azul e de espaços multifuncionais nas margens inundáveis e áreas costeiras.

_Realização de estudos específicos sobre os perigos climáticos presentes e futuros para Recife (ENMM, Onda e Ilhas de Calor, Inundações, Deslizamentos) e avaliações de risco para ativos ambientais e sistemas urbanos. que subsidiem um Plano de Adaptação, com diretrizes a serem incorporadas neste PD.

_Atualização do mapeamento de áreas de riscos de deslizamentos.

 

_Sistema de manejo e gestão de áreas verdes a partir dos planos de manejo que estão sendo elaborados.

 

_Conter a expansão urbana sobre áreas ambientalmente sensíveis

 

_Minimizar a perda de áreas verdes no território urbano.

 

_Reduzir a vulnerabilidade da população de ZEIS e CIS.

 

_Implantação de plano de adaptação às mudanças climáticas e monitoramento, além da gestão deste plano e gestão de risco.

 

_Elaborar e implantar Plano de Adaptação à Mudança do Clima de forma participativa

 

_Para o planejamento da adaptação do Recife, é importante avançar nos estudos relativos aos perigos climáticos, buscando identificar as áreas mais propensas aos impactos da mudança do clima, avaliando o grau de vulnerabilidade.

 

_Avaliações de exposição, sensibilidade e capacidade adaptativa são fundamentais nesse sentido, para permear o planejamento da adaptação da Cidade.

 

_Alinhamento do plano de adaptação às Mudanças do Clima com o Plano Diretor do Município e demais instrumentos de gestão.

 

_Quantificação e publicação dos benefícios financeiros decorrentes dos danos evitados por meio de adoção de medidas de adaptação às Mudanças do Clima.

 

_Transparência sobre as medidas de adaptação às mudanças do clima implementadas na cidade.

 

_Monitoramento periódico da variação do risco climático no município.

 

_Análise conjunta dos impactos das mudanças do clima nas cidades pertencentes à Região Metropolitana de Recife, de modo a buscar soluções integradas.

 

_Análise da disponibilidade hídrica das bacias hidrográficas que abastecem a cidade do Recife, considerando os potenciais impactos das mudanças climáticas e das demandas futuras de consumo.